Portugal entre os países da União Europeia que mais artigos científicos publica por ano

Amas vão receber subsídio mensal de 88 euros por criança para alimentação


 Para garantir uma alimentação "saudável e equilibrada das crianças", as amas integradas no Instituto da Segurança Social vão receber um subsídio mensal de 88 euros por criança.

O Governo decidiu atribuir um subsídio mensal de 88 euros por criança às amas integradas no Instituto da Segurança Social, para assegurar uma alimentação “saudável e equilibrada”. A medida foi publicada esta segunda-feira em Diário da República é uma das concretizações da gratuitidade das creches e creches familiares, integradas no sistema de cooperação.

“No âmbito do exercício da atividade de ama, deverá ser assegurada uma alimentação saudável e equilibrada das crianças, garantindo as condições de higiene e segurança alimentar na preparação dos alimentos”, sublinha o despacho assinado pelos secretários de Estado da Segurança Social, Gabriel Gameiro Rodrigues Bastos, e da Inclusão, Ana Sofia Pedroso Lopes Antunes, e que entra em vigor esta terça-feira.

Por isso, “o valor do subsídio mensal a atribuir às amas por cada criança que se encontre ao seu cuidado é fixado em 88 euros”, detalha o documento. Um valor que é pago pelo Instituto da Segurança Social diretamente às amas.

No entanto, a compra e confeção da alimentação das crianças “tem de ocorrer nos momentos em que as amas não se encontrem a prestar cuidados diretos às crianças“.

Para as famílias que preferem levar a alimentação das crianças, então o custo fica a seu cargo e as amas não têm direito a subsídio referente a essas crianças em particular.

67

Comentários

A visitar

A visitar
Ponte da Barca é uma vila raiana portuguesa, localizado na sub-região do Alto Minho, pertencendo à região do Norte e ao distrito de Viana do Castelo. É sede do município de Ponte da Barca, tendo uma área total de 182,11 km2, 11 044 habitantes em 2021 e uma densidade populacional de 60 hab./km2, subdividido em 17 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Arcos de Valdevez, a leste pela região espanhola da Galiza, a sul por Terras de Bouro e Vila Verde e a oeste por Ponte de Lima