Localiza-se em pleno encosta de Cerdal, junto ao ribeiro da Grova, um amplo parque de merendas de Mosteiró, freguesia de Cerdal, cidade de Valença, no distrito de Viana do Castelo, região Norte e subregião do Alto Minho.
A Cachoeira Grova situa-se a poucos metros das ruínas do antigo Convento do Mosteiro de Cerdal e o visitante deve seguir o rio desde a zona de lazer junto ao mosteiro ou desde o campo de tiro que se encontra muito próximo.
No Parque das Merendas pode ver um "ponto de água" que se encontra a poucos metros das ruínas do antigo Convento e da igreja de Mosteiró onde corre o pequeno ribeiro que forma a cascata um pouco mais abaixo.
No Parque não é possível chegar à Cascata da Grova porque é uma área de lazer o visitante deve procurar uma entrada na estrada um pouco mais abaixo ou na pista que chega a uma área de pouso de parapente (campo de tiro) e percorrendo uma trilha rio acima até à Cascata da Grova e encontra os painéis que indicam a direção a seguir.
O visitante não deve tentar chegar à cachoeira a partir do lado norte do rio porque o acesso é impossível devido ao declive do terreno.
O visitante pode desfrutar de uma área de lazer perto da Cascata da Grova onde existem mesas e churrasqueiras, há um lago artificial na frente usado como ponto de água para uso contra incêndios e no verão a área fica lotada de pessoas que procuram passar um dia perto da natureza.
A cascata da Grova situa-se em Cerdal, freguesia de Valença do Minho e o acesso não é muito difícil na zona, existem mesas para para descansar e desfrutar de um lanche e esta linda cascata surpreende o visitante com uma água límpida.
A freguesia de Cerdal com uma componente de montanha muito acentuada ocupa uma área de cerca de 2086 ha sendo por isso a maior do Concelho de Valença ao qual pertence e fica aproximadamente a sete quilómetros da vila de Valença.
Os seus limites estão estabelecidos da seguinte forma: a Norte, as freguesias de Arão e de Gandra, a Sul, as freguesias de Fontoura e de Ferreira (do Concelho de Paredes de Coura), a Nascente as freguesias de Taião e de Porreiras (do Concelho de Paredes de Coura) e a Poente a freguesia de S. Pedro da Torre.
Os seus lugares principais são: Pedreira, Mira, Bogim, Vilar, Alderete, Gondim, Igreja, Bade, Gondelim, Bacelar, Gosende, Tarouba e Passos.
Ao percorrer a aldeia de Cerdal e tomar conhecimento da sua monumentalidade, das suas tradições e da sua história é possível lembrar os Caminhos de Santiago que aqui são ainda hoje ponto de referência.
O seu património edificado merece ser lembrado como Igreja Paroquial, as várias capelas, relógios de sol, casas senhoriais, o Convento de Mosteiró (século XIV) e a Ponte Romana nos Caminhos de Santiago.
Na história de Cerdal sabe-se que os primeiros povos conhecidos nesta região datam do Paleolítico Antigo.
A romanização deixou uma calçada romana que foi durante a Idade Média uma importante via de comunicação por onde transitaram peregrinos ilustres entre os quais alguns monarcas.
Cerdal também é conhecida pela feira no Largo de S. Bento é visitada por pessoas de todo o país e do estrangeiro com especial destaque para o povo de Galiza e a Feira dos Santos no dia 1 de Novembro que faz parte das tradições do Alto-Minho.
O visitante pode encontrar um trilho de âmbito cultural e histórico que se realiza numa freguesia montanhosa realçando a sua beleza paisagística como os ribeiros existentes.
Na aldeia de Cerdal pode conhecer a Igreja paroquial de Cerdal, a Cascata da Grova, a represa do ribeiro Mira e o santuário de Mosteiró.
No caminho o visitante pode encontrar vestígios de pias de pedra, fontes e símbolos que nos falam sobre velhos costumes, prensas de óleo testemunhas silenciosas de seu antigo trabalho e cruzes de pedra e moinhos de vento gigantes aparecem no horizonte.
94
Comentários
Enviar um comentário