Portugal entre os países da União Europeia que mais artigos científicos publica por ano

FORTALEZA DA ÍNSUA


 O Forte da Ínsua é rodeado pelo mar e localiza-se ao largo da famosa praia de Moledo, estando classificado como monumento nacional desde 1910. O ilhéu que acolhe a fortaleza foi inicialmente ocupado por uma comunidade franciscana, no século XIV, altura em que se construiu o convento de Santa Maria da Ínsua. Também deste período deverá datar a primeira fortaleza. Mas o forte, tal como hoje o conhecemos, data do século XVII, do reinado de D. João IV, sob a ordem de D. Diogo de Lima, cujo brasão ainda se encontra na porta de armas.

A sua planta desenvolve-se em estrela irregular, com cinco baluartes e revelim, e alberga no interior o convento franciscano, ampliado em 1676. Em 1949 foi entregue ao Ministério das Finanças.

Segundo registos conhecidos em 1575, 1582, 1629,, 1708, 1947 e 2001, um fenómeno astronómico originou marés suficientemente baixas que permitiram a deslocação de muitos visitantes, desde a praia até à ínsua, pelo seu próprio pé.

71

Comentários

A visitar

A visitar
Ponte de Lima é uma vila portuguesa localizada na sub-região do Alto Minho, pertencendo à região do Norte e ao distrito de Viana do Castelo. É sede do Município de Ponte de Lima que tem uma área urbana de 2,72 km2, num total 320,25 km2, subdividido por 39 freguesias, e 41.169 habitantes em 2021, sendo a densidade populacional de 128 habitantes por km2. O município é limitado a norte pelo município de Paredes de Coura, a leste por Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, a sueste por Vila Verde, a sul por Barcelos, a oeste por Viana do Castelo e Caminha e a noroeste por Vila Nova de Cerveira.