Portugal entre os países da União Europeia que mais artigos científicos publica por ano

Paços do Marquês


 Os Paços do Marquês, também referidos como Paço do Alcaide ou Paço dos Viscondes de Vila Nova de Cerveira, localizam-se na freguesia de Ponte de Lima, vila e concelho de mesmo nome, distrito de Viana do Castelo, em Portugal.

Afonso V de Portugal atribuiu o título de Alcaide-mor de Ponte de Lima a D. Leonel de Lima, 1º visconde de Vila Nova de Cerveira,[1] nobre que tinha foros no concelho.

Por Carta-régia de 1464 este soberano autorizou que se deixasse fazer e edificar o castelo a Leonel de Lima nas casas "(…) e d'elas até ao muro possa filhar para ele aquela chão e parte do muro e torre que vir que é necessário e cumpridoiro".

O fato é que, o testamento daquele nobre, datado de 1495, já inclui o paço.

No século XVI o edifício foi melhorado pelo neto, D. João de Lima, que mandou abrir as janelas em estilo manuelino.

Em 1779, nos seus salões foi fundada a "Sociedade Económica dos Amigos e Compatriotas do Bem Público de Ponte de Lima", primeira academia rural do país.

84


Comentários

A visitar

A visitar
Ponte de Lima é uma vila portuguesa localizada na sub-região do Alto Minho, pertencendo à região do Norte e ao distrito de Viana do Castelo. É sede do Município de Ponte de Lima que tem uma área urbana de 2,72 km2, num total 320,25 km2, subdividido por 39 freguesias, e 41.169 habitantes em 2021, sendo a densidade populacional de 128 habitantes por km2. O município é limitado a norte pelo município de Paredes de Coura, a leste por Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, a sueste por Vila Verde, a sul por Barcelos, a oeste por Viana do Castelo e Caminha e a noroeste por Vila Nova de Cerveira.