Venade é uma freguesia portuguesa do concelho de Caminha, com 5,9 km² de área e 817 habitantes (2011). A freguesia é composta por 16 lugares: Aldeia Nova, Barge, Castanheirinho, Chão, Coruche, Cruzeiro, Cruzinha, Escusa, Feital, Fornas, Mouteira, Poço, Ribas, Rio Tinto, Rosmaninho e Sobral.
Em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, Venade foi agregada à freguesia de Azevedo, para formar uma nova freguesia denominada União das Freguesias de Venade e Azevedo da qual é a sede.
A 3 km a sudeste de Caminha situa-se um Vale com cerca de 15 km2, rodeado de serras pelo sul, nascente e poente, respectivamente os Montes da Chã da Vermelha, da Senhora das Neves (ou Senhora da Serra) e de Santo Antão, com alturas entre 350 e 410 metros (no último).
Do lado norte, o Vale abre-se para o Rio Coura que, 2 km abaixo, se lança no Rio Minho, já bem perto do Oceano Atlântico (3 km). São na generalidade calvos os seus montes, apenas cobertos de tojo, embora com vertentes parcialmente arborizadas com pinheiros.
A formação geológica do Monte da Senhora das Neves é xistosa, enquanto a dos outros montes é granitico-gnéissica de época diferente na formação da crusta terrestre.
Os montes têm alturas decrescentes para o norte, tal como é o relevo da parte baixa da relativa planura do próprio Vale, com linhas de maior declive nesse sentido.
83
Comentários
Enviar um comentário