A Freguesia de Covas é considerada, ainda hoje, uma das mais importantes, senão, a principal freguesia do concelho, quer em extensão, quer em riqueza florestal ou do subsolo (aqui existiram noutros tempos, ainda não muito distantes, produtivas minas de volfrâmio).
A partir desta terra era efetuada a produção de energia elétrica, com aproveitamento hidráulico do Rio Coura, que a atravessa, remonta à data de 1912, ano em que entrou em funcionamento a Central Hidroelétrica, hoje transformada numa espécie de museu, ainda que em estado de degradação total, pela implantação de uma unidade nova e mais moderna.
Nesta freguesia é de destacar a Igreja Paroquial com riquíssimas alfaias – custódia e cruz – antiquíssimas e de valor inestimável, sobretudo pelo seu trabalho artístico.
Em Covas existem várias casas de elevado valor histórico, como a Casa do Carboal, entre outras, possui sede para a Junta de Freguesia, Centro Paroquial e Social, Centro de Dia para Idosos, bem como outras estruturas de apoio, nomeadamente no campo juvenil e desportivo.
É uma freguesia rica em termos de floresta e foi recentemente incluída, pela sua qualidade e características, no projecto “Aldeias de Portugal”. A Covas é assim reconhecida capacidade para proporcionar a quem as visita a descoberta de uma forma de turismo diferente - o turismo de aldeia - e mostrar os benefícios que daí advém quer ao nível económico e social, bem como ao nível da promoção turística de uma forma integrada e sustentada aos mais diversos níveis.
119
Comentários
Enviar um comentário