A região duriense, sumptuosa nas suas encostas e socalcos serpenteados pelo Rio Douro, pinta-se de mil e um tons de laranja, vermelho e amarelo, com suaves pinceladas violeta, naquela que é uma das suas épocas mais encantadoras: o Outono. Não é por isso à toa que esta estação é apelidada de “mágica” no Douro, havendo até quem ache que é a melhor altura para visitar pela região!
Outrora verdes e refrescantes, as folhas das videiras plantadas em socalcos dão lugar a tonalidades mais quentes, que nos aquecem a alma e o coração, num festival de cores que impressiona qualquer visitante. Na verdade, a paisagem é tão geometricamente perfeita nas suas mágicas gradações de cores que mais parece um quadro de um famoso pintor. Todos estes tons outonais se unem, assim, para pintar de encantos uma das mais belas regiões do país.
E, apesar de muita gente achar que não, há outras vantagens com a chegada do outono: o calor abrasador resultante do microclima que se faz sentir no Douro é substituído por dias mais amenos e apaziguantes, e as massas turísticas que tornam a região mais confusa já foram embora. Por tudo isto, passear pelas colinas, visitar os seus miradouros ou simplesmente deixar-se inebriar pelas paisagens em que cuidadas vinhas em socalcos se pintam em tons de fogo, com um cálice de Vinho do Porto na mão, é uma das melhores experiências outonais que pode ter.
Mas há muito mais que o Outono trás ao Douro! E estas são as cinco experiências que não vai querer perder!
116
Comentários
Enviar um comentário