A fabricante chinesa China Aviation Lithium Battery Tecnology pretende que a fábrica de baterias para veículos elétricos em Sines, no distrito de Setúbal, entre em funcionamento em 2025, segundo adiantou hoje um representante da empresa.
Nuno Gameiro, que representa em Portugal a China Aviation Lithium Battery Tecnology (CALB), indicou que a diretora executiva da empresa apontou o "final de 2025" como a data prevista para o início da laboração na futura unidade.
A diretora executiva "disse que a fábrica tem de estar aberta em 2025" para que, no ano seguinte, as baterias possam "sair de Sines para a Europa para serem instaladas em vários automóveis europeus, até ao final do primeiro trimestre" de 2026, adiantou.
Nuno Gameiro salientou que aquela que será a primeira fábrica na Europa da CALB vai ser construída em várias fases, sendo que a primeira envolve a construção da unidade industrial em "50 dos 100 hectares" de terreno.
Já a primeira fase do investimento, cujo valor não foi anunciado, "é para acomodar a carteira de encomendas que [a empresa] já tem neste momento" na Europa, avançou.
De acordo com o responsável, numa segunda fase, em 2028, a empresa prevê ampliar as instalações, ocupando a totalidade dos 100 hectares de terreno, o que vai permitir "escalar de 15 para 45 gigawatt-hora (GWh)".
A CALB, explicou, "vai começar com 15 GWh", devido à "procura imediata que tem", mas prevê-se que venha a precisar de "um terreno à volta de 100 hectares", de modo a "acomodar a procura até 2028".
"Se tudo estiver a correr bem, haverá uma 3.ª fase para duplicar a fábrica e ficar com uma unidade igual à maior [fábrica] europeia, que é a da Tesla, e, para isso, serão precisos mais 100 hectares. Portanto, vai ser uma fábrica com 200 hectares", assinalou.
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