Portugal entre os países da União Europeia que mais artigos científicos publica por ano

Pedidos de nacionalidade portuguesa da comunidade brasileira batem recordes nos últimos dois anos


 Desde 2010, quase 388 mil brasileiros obtiveram a nacionalidade portuguesa, um número que tem crescido recentemente – em 2020 e 2021 foram os anos que mais cidadãos do Brasil adquiriram a nacionalidade, ultrapassando os 100 mil, segundo dados do Ministério da Justiça revelados esta segunda-feira pelo ‘Jornal de Notícias’. Os motivos: as alterações legislativas recentes, a procura da igualdade de direitos e um maior interesse na participação política são, para Cynthia de Paula, presidente da Casa do Brasil de Lisboa.

A comunidade brasileira é a maior residente em Portugal (29,3% em 2021), com mais de 200 mil pessoas, o que faz com que “o número de pedidos de naturalização seja maior”. “Através da nossa associação, percebemos que, sempre que podem, as pessoas tendem a pedir a nacionalidade portuguesa. A comunidade brasileira exerce esse direito de forma muito frequente e positiva porque passa a deixar, legalmente, de ser imigrante. E isso permite-lhe aceder a todos os direitos, que são essenciais em questões de créditos bancários, de acesso a concursos públicos ou de participação política”, explicou a responsável.

Há duas formas de obter a nacionalidade portuguesa: por atribuição (nacionalidade originária) ou por aquisição. A primeira pode ser atribuída a filhos ou netos de cidadãos nascidos em Portugal. Já a segunda destina-se a quem casa com portugueses ou a quem resida legalmente no país há, pelo menos, cinco anos, conhecida como “naturalização”.

249

Comentários

A visitar

A visitar
Ponte de Lima é uma vila portuguesa localizada na sub-região do Alto Minho, pertencendo à região do Norte e ao distrito de Viana do Castelo. É sede do Município de Ponte de Lima que tem uma área urbana de 2,72 km2, num total 320,25 km2, subdividido por 39 freguesias, e 41.169 habitantes em 2021, sendo a densidade populacional de 128 habitantes por km2. O município é limitado a norte pelo município de Paredes de Coura, a leste por Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, a sueste por Vila Verde, a sul por Barcelos, a oeste por Viana do Castelo e Caminha e a noroeste por Vila Nova de Cerveira.