A organização do Guia Michelin anunciou esta noite os galardões mais desejados do mundo da restauração. Portugal arrecadou cinco novas estrelas. Em 2023, Portugal e Espanha terão guias distintos, com o nosso país a acolher uma gala exclusiva.
Foi com casa cheia que o Palácio de Congressos El Greco, em Toledo, Espanha, serviu de palco à revelação dos restaurantes com estrela Michelin para o ano de 2023. Coube ao chef Ricardo Costa do restaurante Yetman, com duas estrelas Michelin (Vila Nova de Gaia), anunciar as novas estrelas para Portugal.
Para receberem uma estrela Michelin, subiram ao palco os chefs José Avillez, do restaurante Encanto (Lisboa); Vasco Coelho Santos, do Euskalduna Studio (Porto); Paulo Alves, com o Kabuki Lisboa; Paulo Morais com o seu Kanazawa (Lisboa) e Julien Montbabut, do Le Monument (Porto).
De Espanha para Portugal não chegou o anúncio de novos restaurantes com duas estrelas Michelin. Uma vez mais, a atribuição das três estrelas a um restaurante nacional manteve-se no campo das aspirações.
Portugal arrecadou ainda uma estrela verde para o restaurante Mesa de Lemos (Viseu), casa com a cozinha entregue ao chef Diogo Rocha (já com uma estrela Michelin conquistada em 2021). Recorde-se que no ano transato, foram atribuídas estrelas verdes aos portugueses Il Galo d’Oro (Funchal, duas estrelas Michelin) e Esporão (Reguengos de Monsaraz, uma estrela).
237
Comentários
Enviar um comentário