O projeto europeu tem dado nas vistas, pelo conceito e pelo preço. O Sion é a primeira materialização de um conceito de carro solar que produz a sua própria energia elétrica.
A Sono Motors lança o seu carro solar no próximo ano em 24 mercados e Portugal será um deles, revelou esta tarde no Web Summit Laurin Hahn, CEO da empresa alemã. O modelo tem vindo a ser desenvolvido ao longo da última década e passou recentemente a uma versão de produção, que já andou em road show pelos Estados Unidos e vai fazer agora o mesmo na Europa.
A expectativa é grande, porque o Sion vai competir no segmento elétrico, com um preço atrativo, e no segmento dos carros solares, onde também já há outros projetos (como o da Lightyear), igualmente com um preço competitivo. O modelo deve custar 29.900 euros, para um veículo literalmente forrado a células fotovoltaicas - mais de 450 - que recebem a energia solar que o carro vai usar e armazenar na bateria de 54 Kw/h que também integra.
A energia solar produzida pelo carro contribui com cerca de 112 km por semana para a autonomia do veículo. Como sublinhou Hahn na conferência, são cerca de 9 mil km por ano gratuitos, num carro que já tem um preço de partida competitivo graças a outras opções de produção e posicionamento da marca.
O maior desafio dos últimos 10 anos, como também relatou o empreendedor, foi conseguir encontrar a receita certa para embeber as células fotovoltaicas (mais finas que um fio de cabelo) na carcaça do carro, um processo de tentativa e erro que obrigou à experimentação de mais de 3 mil materiais.
202
Comentários
Enviar um comentário