Instituto Português do Mar e Atmosfera avisa que Portugal vai ser atingido por uma massa de ar frio, vinda do Ártico.
A informação foi avançada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Esta massa de ar frio, vinda do Ártico, deixou todos os distritos do País sob aviso amarelo até quinta-feira, 2 de março, à exceção de Faro.
Parece que o frio ainda não se quer ir embora. Na verdade, só vai ter tendência a piorar, já que o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) vai ter 17 distritos de Portugal continental sob aviso amarelo até quinta-feira, 2 de março, precisamente por causa da descida das temperaturas.
À exceção de Faro, que contará com o aviso apenas entre as 15 horas e 21 horas desta terça-feira, 28 de fevereiro, todos os restantes distritos de Portugal estarão ao abrigo do mesmo até quinta-feira, 2 de março, prolongando-se até às 10 horas desse mesmo dia. Mas há uma explicação para o facto de os termómetros estarem a cair a pique – o País vai ser atingido por uma massa de ar frio, vinda do Ártico.
Esta massa é "transportada na circulação conjunta de um anticiclone localizado a oeste das ilhas britânicas e de uma depressão centrada sobre a Península Ibérica", sendo responsável por agravar o estado do tempo em Portugal continental até ao início de março, segundo avança um comunicado do IPMA, citado pelo "Observador". Isto significa que, assim que entrar em solo português, os dias ficaram mais frios e as noites ainda mais geladas, especialmente nos distritos do interior.
"Os valores mais altos da temperatura máxima vão manter-se inferiores a 16°C, sendo inferiores a 10 °C no interior das regiões norte e centro", continua o comunicado, citado pela mesma publicação. A missiva ainda acrescenta que o "acentuado arrefecimento durante a noite" vai levar "a temperatura mínima para valores inferiores a 5°C na maior parte do território, sendo abaixo de 0°C no interior norte e centro".
Portanto, a partir de quarta-feira, 1 de março, as temperaturas mínimas vão oscilar entre os 6 graus negativos, na Guarda, e os 5 graus, em Faro. No entanto, há mais distritos a registar mínimas negativas, como Bragança, Vila Real, Braga, Leiria e Portalegre, avança o boletim meteorológico do IPMA. As máximas também não são propriamente animadoras, já que estarão situadas entre os 4 graus, na Guarda, e os 16 graus, em Faro.
As ilhas são os únicos pontos do País que se livram do frio, com as temperaturas a registarem valores bem mais elevados do que no continente. As temperaturas máximas no arquipélago dos Açores vão variar entre os 16 graus e os 18 graus e as mínimas entre os 13 graus e 14 graus. O arquipélago da Madeira não estará ao abrigo de quaisquer avisos e as temperaturas mínimas estão entre os 13 graus e os 16 graus. Já as máximas vão rondar os 20 e os 22 graus.
288
Comentários
Enviar um comentário