Portugal entre os países da União Europeia que mais artigos científicos publica por ano

Salário mínimo no grupo hoteleiro Vila Galé sobe para 900 euros


 O grupo hoteleiro Vila Galé, um dos maiores grupos hoteleiros portugueses, com 1350 trabalhadores, anunciou um aumento médio dos salários na casa dos 11%.

Com 27 hotéis em Portugal, o grupo adianta aos jornalistas que esta política salarial só é possível devido ao "excelente" resultado em 2022, que aponta para uma receita de 135 milhões de euros, um aumento de 17,5%, face a 2019 (pré pandemia).

Para o presidente executivo do grupo, Gonçalo Rebelo de Almeida, "temos o objetivo de o mais rapidamente possível ultrapassar a barreira dos mil euros de salário mensal mas todos os anos temos que olhar para os resultados".

Só para aumentos de salários este ano "vão ser perto de 4,5 milhões de euros de investimento adicional e temos que manter a saúde financeira da empresa para que seja possível fazer este aumento salarial no futuro", defende.

Assim, "é preciso sempre ter consciência que esta é uma medida que tem que ser analisada ano a ano, em função dos resultados e das previsões: Não se pode obrigar que todos os anos se apliquem 11% de aumentos. Este ano os resultados de 2022 permitem-no e as perspetivas de 2023 também", argumenta Gonçalo Rebelo de Almeida.

Para o presidente executivo do Vila Galé, "estamos conscientes que a realidade salarial em Portugal ainda é baixa face às condições de vida e ao custo de vida. Eu acho que cabe às empresas dar o pontapé de saída, admito que nem toda o possam fazer, mas aquelas que o possam, eu acho que é de fazer este investimento porque acreditamos que ele também será recompensado, quer do ponto de vista da retenção quer do ponto de vista da disponibilidade e produtividade dos colaboradores".

O grupo Vila Galé assume um bom ano de 2022, quer em receitas quer em ocupação com 670 mil clientes dos quais 53% foram portugueses.

Quanto ao ano em curso: "Não acho que vá haver crescimento face a 2022 mas nós acreditamos na manutenção dos resultados em 2023 face aos de 2022, mesmo com o impacto da inflação", sublinha.

281

Comentários

A visitar

A visitar
Ponte de Lima é uma vila portuguesa localizada na sub-região do Alto Minho, pertencendo à região do Norte e ao distrito de Viana do Castelo. É sede do Município de Ponte de Lima que tem uma área urbana de 2,72 km2, num total 320,25 km2, subdividido por 39 freguesias, e 41.169 habitantes em 2021, sendo a densidade populacional de 128 habitantes por km2. O município é limitado a norte pelo município de Paredes de Coura, a leste por Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, a sueste por Vila Verde, a sul por Barcelos, a oeste por Viana do Castelo e Caminha e a noroeste por Vila Nova de Cerveira.