Os cinco pisos da ala nascente do Hospital Divino Espírito Santo (HDES), em Ponta Delgada, foram reabertos e já acolhem 76 pacientes que se encontravam distribuídos por outras instituições da ilha de São Miguel, foi anunciado, nesta quarta-feira.
"Esta semana é um marco muito importante para o HDES, até com muitas notas de emoção, quer por parte dos profissionais, quer por parte dos utentes e familiares. A 04 de maio não conseguíamos vislumbrar a linha do tempo. Conseguir reativar a ala nascente é de fulcral importância para o hospital", afirmou aos jornalistas a diretora clínica do HDES, Paula Macedo.Terminou, nesta quarta-feira, a transferência de doentes que foram deslocados para outras seis instituições na ilha de São Miguel (como unidades de saúde, casas de saúde ou o posto médico no pavilhão Carlos Silveira), na sequência do incêndio de 4 de maio no HDES.
Na segunda-feira voltaram ao hospital de Ponta Delgada 13 pacientes e, nesta quarta-feira, foram transferidos mais 63.
Além de acolher aqueles utentes, a abertura da ala nascente, tendo 199 camas numa "primeira fase", vai permitir também acorrer às necessidades urgentes, segundo Paula Macedo.
"Os doentes que irão ser transferidos para esta ala nascente já é por gestão diária e corrente dos doentes que vão afluindo ao serviço de urgência".
340
Comentários
Enviar um comentário