Portugal entre os países da União Europeia que mais artigos científicos publica por ano

PSP diz que sistema simplificado não é seguro e denuncia falta de efetivos nos aeroportos


A Polícia de Segurança Pública (PSP) alerta que o sistema simplificado de controlo de fronteiras nos aeroportos pode colocar em risco a segurança nacional.
Os agentes da PSP destacados nos aeroportos afirmam que o sistema tem sido usado como uma forma de disfarçar a falta de efetivos nas fronteiras.

Um exemplo citado por estes elementos da PSP é o caso de um passageiro detido no aeroporto de Lisboa, que tentava embarcar para o Brasil. Este indivíduo, horas antes, tinha cometido um homicídio no Porto. Quando foi capturado, enquanto tentava fugir, o sistema simplificado de controlo de fronteiras estava em funcionamento.

Este sistema é utilizado para diminuir as filas de espera, mas, para isso, acaba por ignorar procedimentos essenciais no controlo dos passaportes e da segurança dos passageiros.

350


 

Comentários

A visitar

A visitar
Ponte da Barca é uma vila raiana portuguesa, localizado na sub-região do Alto Minho, pertencendo à região do Norte e ao distrito de Viana do Castelo. É sede do município de Ponte da Barca, tendo uma área total de 182,11 km2, 11 044 habitantes em 2021 e uma densidade populacional de 60 hab./km2, subdividido em 17 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Arcos de Valdevez, a leste pela região espanhola da Galiza, a sul por Terras de Bouro e Vila Verde e a oeste por Ponte de Lima