Portugal entre os países da União Europeia que mais artigos científicos publica por ano

Furacão Danielle chega a Portugal em forma de tempestade, trazendo chuva e vento forte


O furacão Danielle vai atingir a Península Ibérica, já em modo de tempestade, perdendo a categoria de furacão de categoria 1.

Durante o fim de semana, a tempestade vai provocar uma alteração significativa do estado do tempo em Portugal continental. No domingo dia 11 prevê-se a aproximação de uma superfície frontal, associada ao ciclone extratropical Danielle e ao transporte de uma massa de ar quente e muito húmido, que deverá trazer precipitação persistente, por vezes intensa e ocasionalmente acompanhada de trovoada, a partir da tarde no litoral Norte e Centro, progredindo gradualmente para o interior e região Sul durante a noite de 11 para 12 de setembro.

Nos dias seguintes prevê-se a continuação de ocorrência de chuvas fortes, acompanhadas de trovoada, pelo menos até dia 13, terça-feira. Pretende partilhar este texto? Utilize as ferramentas de partilha que encontra na página de artigo.

O vento também vai ser constante, chegando no dia 12, até 40 km/h, no litoral Norte e Centro e até 50 km/h nas terras altas, com rajadas que poderão atingir 70 km/h. A agitação marítima também sofrerá um aumento, com ondas de oeste/noroeste entre os 2,5 e 3,5 metros de altura.

15

Comentários

A visitar

A visitar
Ponte de Lima é uma vila portuguesa localizada na sub-região do Alto Minho, pertencendo à região do Norte e ao distrito de Viana do Castelo. É sede do Município de Ponte de Lima que tem uma área urbana de 2,72 km2, num total 320,25 km2, subdividido por 39 freguesias, e 41.169 habitantes em 2021, sendo a densidade populacional de 128 habitantes por km2. O município é limitado a norte pelo município de Paredes de Coura, a leste por Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, a sueste por Vila Verde, a sul por Barcelos, a oeste por Viana do Castelo e Caminha e a noroeste por Vila Nova de Cerveira.