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Multinacional francesa vai instalar centro de engenharia e inovação ferroviária na Maia


 A empresa multinacional Alstom instalou um novo centro de engenharia e inovação na Maia, no distrito do Porto, e vai dedicar-se à sinalética ferroviária com vista à exportação, disse à Lusa o seu responsável para Portugal.

David Torres, director-geral da Alstom Portugal, afirmou, sem querer mencionar o valor do investimento em Portugal, que o centro maiato «arranca, de base, com 25 colaboradores, e a ambição da Alstom é, sem dúvida alguma, a de continuar a crescer nesta base de inovação e exportação».

«Abrir um centro de engenharia e inovação num país é uma decisão estratégica importante e, sem dúvida alguma, é uma demonstração de crescimento futuro», disse, quando questionado acerca da possível participação no cluster ferroviário nacional.

«É um centro dedicado fundamentalmente à sinalização ferroviária, mas também vai dispor de armazém e logística para dar serviço aos projectos locais, e também vai ter um pequeno centro de reparações», disse hoje à Lusa David Torres, director-geral da Alstom Portugal.

Segundo o responsável espanhol, a empresa que actua no sector ferroviário tem três pilares estratégicos: «o compromisso com o desenvolvimento de tecnologia e indústria local, o desenvolvimento e expansão do know how [competências], e a proximidade» aos clientes e stakeholders [partes interessadas].

«O que estes pilares estratégicos procuram é estimular outra série de coisas, e sem dúvida alguma, primeiro de tudo, a exportação», acrescentou o responsável, mencionando especificamente a exportação de conhecimento e a participação em projectos internacionais.

O director-geral da multinacional francesa para Portugal disse ainda que a empresa está a «actuar com diversas entidades locais», como o Centro de Competências Ferroviário (CCF), instalado nas oficinas da CP – Comboios de Portugal em Guifões (Matosinhos).

A oficina hoje inaugurada na Maia tem como objecto «central e fundamental» a sinalização ferroviária, ou seja, «todos os sistemas de hardware e software que controlam o movimento dos comboios». «Por exemplo, toda a rede do Metro do Porto, hoje em dia, é controlada por um sistema de sinalização Alstom. Tal como os 102 metros ligeiros que circulam pelas vias».

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