Portugal entre os países da União Europeia que mais artigos científicos publica por ano

Cascata do Pereiro e Engenho de Serrar


 Junto à ponte de Pereiro, em Vilar de Murteda, encontramos uma queda de água, que integra o curso do Rio Fulão. A força motriz da energia hidráulica foi utlizada por uma serração de madeira localizada na proximidade que possuía um engenho movido pela força das águas. 

Nesta freguesia multiplicou-se até meados do século XX o aproveitamento de todas as linhas de água com caudal suficiente para moinhos de cereais e engenhos de serração e maçagem de linho. Há ainda memória de um fulão, ou pisão, isto é um moinho de pisar panos, nomeadamente os tecidos de lã, para os fortalecer, que estará na origem do nome deste rio. Apenas neste curso de água existem vestígios de sete moinhos, dois dos quais ainda em laboração na década de noventa do século passado. 

123

Comentários

A visitar

A visitar
Ponte da Barca é uma vila raiana portuguesa, localizado na sub-região do Alto Minho, pertencendo à região do Norte e ao distrito de Viana do Castelo. É sede do município de Ponte da Barca, tendo uma área total de 182,11 km2, 11 044 habitantes em 2021 e uma densidade populacional de 60 hab./km2, subdividido em 17 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Arcos de Valdevez, a leste pela região espanhola da Galiza, a sul por Terras de Bouro e Vila Verde e a oeste por Ponte de Lima